quarta-feira, 28 de março de 2007

TACNOLOGIAS ASSISTIVAS

Realizei algumas leituras acerca do nosso tema e percebi que é um tema muito discutido atualmente. Encontrei bastante material e vou iniciar as reflexões com um conceito sobre as tecnologias assistivas. Precisamos saber o que é, para depois saber como utiliza-la.
Tecnologia Assistiva é um termo utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e conseqüentemente promover vida independente e inclusão.
Visa proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade. Tecnologia assistiva representa a tecnologia destinada a dar suporte (mecânico, elétrico, eletrônico, computadorizado etc.) a pessoas com deficiência física, visual, auditiva, mental ou múltipla. Esses suportes, então, podem ser uma cadeira de rodas de todos os tipos, uma prótese, uma órtese, uma série infindável de adaptações, aparelhos e equipamentos nas mais diversas áreas de necessidade pessoal (comunicação, alimentação, mobilidade, transporte, educação, lazer.)

2 comentários:

Elô disse...

Olá colega Neuza!!
Gostei do seu texto. Você entrou no fórum do Proa 7? Lá a profª criou um espaço para o nosso debate sobre as nossas questões .Um abraço Eloisa

Neuza disse...

Oi Eloísa! Entrei lá e já postei este texto. Em breve estarei por lá novamente!
Neuza