quarta-feira, 25 de abril de 2007

Deficiência Visual

Sistema Nervoso



O sistema nervoso é constituído de centros de coordenação e de uma rede de nervos que recebem estímulos e propagam impulsos, assim o sistema nervoso recebe informações, estímulos de fora e de dentro do corpo, decide o que fazer e transmite a resposta adequada. Por sua fragilidade e importância, o sistema nervoso central recebe proteções naturais eficientes. O equilíbrio da vida vegetativa é garantido pela ação antagônica dos nervos simpáticos e parassimpáticos. Os reflexos medulares permitem que o nosso corpo se defenda rapidamente de algum tipo de agressão. O ser humano necessita dos seus sentidos para aprender a se relacionar com o meu ambiente em que vive. Portanto através de suas diversas partes, o sistema nervoso é muito importante em nosso desenvolvimento intelectual


Órgãos do sentido e as sensações externas e internas.


Os órgãos do sentido possuem terminações nervosas especializadas capazes de receber a sensação e esta é percebida por um nervo que transmite impulsos elétricos ao cérebro, que o responsável pela interpretação da mensagem. Enquanto que os receptores internos estão localizados nos músculos, articulações, vísceras, vasos sangüíneos. Através desses receptores e dos nervos, o cérebro fica sabendo tudo sobre o que se passa dentro do corpo.É assim que não sentimos fome, como sabemos que é preciso comer? Se não sentimos sede, como sabemos que é preciso beber água?


Olfato -Paladar -Tato -Visão -Audição


Estando nos portões de entrada do ar e da comida, o olfato e o paladar nos avisam se tudo está em ordem.


Olfato é a capacidade de reconhecermos o cheiro das substâncias.O nariz apresenta o muco, material viscoso onde se encontra a mucosa olfativa, assim só vamos sentir o cheiro das substâncias que desprendem moléculas que se espalham no ar.




Paladar ele vigia o que comemos.As papilas gustativas que se distribuem em determinas zonas da língua percebem quatro sabores fundamentais: doce, salgado, azedo (ácido) e o amargo. Mas só vamos descobrir o sabor das substâncias que se dissolvem no muco que recobrem a língua.

Sensação de contato.

A pele envolve completamente o nosso corpo.Ela fornece informações valiosas para o nosso organismo.Ela é formada por camadas, onde se encontram glândulas, vasos sangüíneos e terminações nervosas, como também os pêlos e unhas.Desta forma o ser humano constata as sensações de (quente, frio, úmido,grosso,seco,liso, áspero, macio, duro, micróbios e as radiações ultravioletas e infravermelhas). a pele possui sensibilidade de contato, ou seja, o tato. As extremidades dos dedos percebem, em média, seis sensações táteis de cada vez.A pele da que cobre a parte dos dedos apresenta sulcos e relevos, formando desenhos (impressão digital)e essas impressões digitais são característicos de cada pessoas, são únicos e não mudam com o passar dos anos. A escrita,o alfabeto Braille é baseada na capacidade tátil, permitindo que as pessoas cegas possam ler e estudar.

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O olho é apenas um captador de imagens, assim como o ouvido capta os sons. Quem “vê” e “ouve” são as áreas cerebrais responsáveis pela interpretação dos estímulos luminosos e sonoros.Mas ambos têm uma coisa em comum são dois sentidos capazes de captar fenômenos que se passam distantes do nosso corpo. Eles são telereceptores, mas é preciso que a luz que parte de um objeto chegue até os nossos olhos e que as ondas sonoras vindas de uma fonte qualquer penetrem em nossos ouvidos.



As delicadas estruturas no ouvido recebem, amplificam e transmitem os estímulos sonoros e o cérebro ouve.Assim através da visão e da audição combinada com a fala, o homem dispõe de dois mecanismos extraordinários de comunicação.O aparelho vocal está situado no caminho do ar que entra e sai dos pulmões.A intensidade da voz depende da força com que o ar é expelido e também da ressonância produzida na laringe, faringe, boca e nariz.Cada pessoa possui uma voz tão característica que podemos sempre ser reconhecê-la.


Deficiência Visual


A expressão deficiente visual se refere às pessoas com cegueira, perda total da visão, podendo ser adquirida, ou congênita. Como também pessoas com visão subnormal ou baixa visão.


No caso em que o indivíduo já nasça sem a capacidade da visão , ele não vai possuir memórias visuais, ou seja, não vai ter lembranças das imagens, das cores etc.Caso a pessoa venha a perder totalmente o sentido da visão, consegue se lembrar de fatos, imagens, luz que conheceu, sendo que esses elementos da sua lembrança muito úteis para a sua readaptação. Ela tem consciência do que não está vendo, do que não está mais enxergando aqueles objetos, aqueles ambientes que eram tão importantes para ela.


A definição mais simples para a visão subnormal é a incapacidade de enxergar com clareza suficiente os dedos da mão de uma pessoa numa distância de três metros à luz do dia. Os especialistas, terapeutas e educadores trabalham atualmente com as pessoas com visão subnormal aproveitando esse potencial residual de visão.



A visão é o canal mais usado para aproximar as pessoas no relacionamento no dia-a-dia.Como também para o indivíduo se relacionar com o mundo exterior.Ela capta registros próximos ou distantes e permite que o cérebro organize as informações trazidas pelos outros órgãos dos sentidos.

Enxergar não é uma habilidade inata segundo estudos mais recentes, o ser humano precisa aprender a ver. As funções visuais se desenvolvem durante os primeiros anos de vida. Assim, o impacto da deficiência visual seja ela congênita ou adquirida sobre o desenvolvimento da pessoa é muito traumática e variando de indivíduo para indivíduo, acarretando outras perdas, como perdas emocionais, perdas na mobilidade, na execução das suas atividade diárias, como perda da produtividade no trabalho e na aprendizagem.
A integração da criança, do jovem e até mesmo do adulto no ambiente escolar deve ser um processo gradual e dinâmico, atendendo as necessidades e as características de cada indivíduo. Por esse motivo adequação e a adaptação das atividades para incluir as pessoas com deficiência visual no processo da aprendizagem deve ser estruturada e organizada de uma maneira tal que os mesmos venham colher resultados sempre positivos.


A proposta pedagógica da sala de recurso deve sempre enfatizar os aspectos do desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e físico. Privilegiando o atendimento das necessidades do aluno e envolvendo a família, sempre que possível. Os recursos pedagógicos variados, métodos e técnicas devem ser a preocupação de todos os que rodeiam as crianças, os adolescentes e adultos com deficiência visual, seja ela cegueira total como com visão subnormal.

Segue o assunto na proxima postagem.

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