quarta-feira, 25 de abril de 2007

Sala de Recurso- DV

Os alunos com deficiência visual devem freqüentar a classe comum do ensino regular. Mas a escola deve oferecer uma sala de recursos com um professor especializado.

O espaço físico,cabe à escola destinar espaços físicos adequados para a montagem de uma sala de recursos.O equipamento mínimo necessário inclui máquinas de datilografia Perkins? Braille, máquinas de datilografia que ampliam, auxílios ópticos, gravador, máquina para reprografia.Deve incluir também punções, refletes de mesa e de bolso, bengala, sorobã, livros em Braille, papel para escrita em Braille,mapas com relevos, livros em Braille, maquetes, figuras geométricas em alto relevo,lupas, luminárias, computador com sistema DosVox (ver fotos)

Os alunos da sala de recursos para deficientes visuais da Escola Polivalente em parceria com a STYLLO’S Centro de Qualificação Profissional, estão recebendo um curso de informática com ênfase no DosVox.


O curso possui como objetivo capacitar o aluno deficiente visual a tornar-se um usuário do computador, utilizando a informática como instrumento para criação de um ambiente interativo, lúdico e interdisciplinar de aprendizagem por intermédio do DosVox.

O curso acontece na Sala de Recursos e as aulas são ministradas por instrutores de informática, da STYLLU’S acompanhados pela professora de Ed. Especial responsável pela Sala de Recursos.Uma pessoa com deficiência visual,pode ter algumas limitações que poderão trazer obstáculos ao seu no seu dia-a-dia no trabalho.Mas grande parte destas limitações pode ser eliminada através de uma educação voltada à realidade desses sujeitos, e o uso da tecnologia para diminuir as barreiras.

Desde a invenção do Código Braille, nada teve tanta importância nos programas de Educação, reabilitação e emprego quanto o recente desenvolvimento da informática para DV.O Braille possibilitou a leitura ao cego pelo tato, os livros sonoros, pela audição, com acesso a informática a pessoa com deficiência visual se comunica e acessa a informação muito mais facilmente. A informática com o Braille,entrou na vida das pessoas com deficiência visual como um vertiginoso meio de inclusão social, abrindo um horizonte de informações, educação, cultura e comunicação.

Nenhum comentário: