quarta-feira, 25 de abril de 2007

Sala de Recursos- DV

Uma parte da sala de recurso da E.E.de ensino Médio Gustavo Langsch
Polivalente São Luiz Gonzaga-RS

Sala de recursos é um ambiente com equipamentos, materiais e recursos pedagógicos específicos à natureza das necessidades especiais do aluno.Nesse ambiente se oferece a complementação do atendimento educacional realizado em classes do ensino comum, por professores especializados. Nesta sala deverão ser atendidos os alunos de diversas faixas etárias, matriculados em diferentes níveis ou tipo de ensino, sempre que necessitarem de atendimento especializado, como complemento do ensino ministrado em classe comum.

O atendimento em sala de recursos deverá ser realizado no turno inverso ao da classe comum ou especial do ensino regular.Sendo o atendimento para apoiar a participação do aluno com deficiência visual na escola e na comunidade, informar a comunidade escolar sobre a legislação e normas educacionais vigentes que beneficiam o deficiente visual; prestar assessoramento técnico pedagógico aos professores da rede regular de ensino, para elaboração de plano de atendimento adequado às necessidade individuais dos alunos; prestar apoio pedagógico especializado ao aluno no processo ensino pedagógico, fornecer material didático especializado ou adaptado, necessário ao desenvolvimento do currículo. Buscar o envolvimento das famílias na educação e inclusão escolar do aluno com deficiência visual.


9 comentários:

Educação Especial disse...

Olá meu nome é Rosangela, gostaria de saber: com quais deficiência o aluno pode frequentar a sala de recurso. Estou começando agora e tenho DM, Baixa-visão e DA. Atenciosamente Rosangela.

Ilk@ disse...

Oi meu nome é Ilka. Estou fazendo um trabalho sobre sala de recursos para alunos de DV e se você tiver alguma informação sobreesse tema e puder me mandar envie para meu email: ilka_cortes@hotmail.com

Obrigada Ilka

Unknown disse...

Olá! Estou admirando seu trabalho! É muito bom encontrar a divulgação de idéias que dão certo, num contexto de adversidades! Meu nome é Diana e trabalho com alfabetização numa escola pública que pretende, pela 1ª vez, construir um projeto de "Sala de Recursos". já tenho algum material de pesquisa (sou psicopedagoga), mas gostaria de sugestões quanto ao material físico: Jogos, aparelhos, etc. Se puder mandar-me algo ou deixar no blog para ser visto, ficarei muito grata! Um abraço: dianaclass@hotmail.com

PRISCILA disse...

OLÁ!MEU NOME É PRISCILA,MORO EM PARATY, JÁ TRABALHEI POR 8 ANOS NA APAE,E NO ANO DE 2008, ACEITEI O DESAFIO DE TRABALHAR COM A SALA DE RECURSOS, COM PROJETO AINDA EM INÍCIO,EM POUCO TEMPO, PERCEBI O QT FOI IMPORTANTE ESTÁ SALA, DÁ CERTO MESMO, UM GRANDE DESAFIO TBM, MAS QUE VALE A PENA, POIS O AVANÇO QUE PROPORCIONOU FOI MUITO GRANDE EM POUCO TEMPO.SE VC TIVER ALGUMA INFORMAÇÃO, SUGESTÃO ETC, MANDE P MEU E-MAIL :PGAMAV@HOTMAIL.COM
DESDE JÁ AGRADEÇO,BJS!

NEILA disse...

Fui convidada este ano para ser coordenadora de educ.esp. do meu municipio com 2 salas de recurso,o problema é que eu não tenho a mínima idéia sobre como ajudar as professoras das salas de recurso, estou muito perdida, precisando de orientação, será que você pode me ajudar?obrigada
NEILA

Unknown disse...

Olá,
Acabei de saber da existência deste blog. Ele com certeza vai contribuir muito no meu trabalho com crianças com deficiencias.
Só que tenho uma pergunta, "que atividades fazer com os alunos na sala de recursos?"
Trata-se de uma pergunta de alguém iniciante no trabalho e desde já agradeço a colaboração.
Abraço,
Renata Samara
rs.samara@hotmail.com

suely disse...

Olá,meu nome é SUELY,gostaria que me mandasse sugestões de atividades para trabalhar na Sala de Recursos pois tenho alunos comdeficiências e DA.Por favor me enviie para o meu email:sulaestel@hotmail.com
Desde já te agradeço.

Poncho Verde disse...

Boa Noite!
Vamos começar com nossa sala de recursos agora. Precisamos de um porjeto e estamos um pouco sem noção de como fazê-lo. Poderiam nos ajudar?

Unknown disse...

OLá meu nome é Eduirges estou começando uma sala de recursos gostaria que me enviasse o material pedagógico e cartazes ilustrativos para trabalhar com alunos com DV,DA,DM.Favor responder no meu email eduirgesmonteiro@gmail.com