quarta-feira, 25 de abril de 2007

Orietação -Deficiência Visual.


Ecolacalização- É a habilidade de transmitir um som e perceber as qualidades do eco.As crianças cegas arrastam os pés como se estivessem varrendo o chão, assim utilizam o chão como forma de ressonância auditiva, como mais um meio de orientação no ambiente.
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A ecolocalização capacita a pessoa cega a adquirir informações sobre as dimensões das habitações,à presença de objetos no ambiente e a direções das portas e janela. A localização do som depende da fonte sonora.O som desta fonte deve ter uma duração suficiente que permita ao indivíduo medi-la auditivamente.Desta forma a professora deve observar as crianças e oportunizar atividades de jogos com diferentes sons.Exemplo uma bola sonora.Colocar várias sementes, pedrinhas, para que o aluno perceba a direção para onde a bola está rolando.
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A chamada Sombra sonora é capacidade de uma pessoa cega detectar troncos de árvores, postes, carros estacionados no meio fio, as esquinas dos prédios e outros obstáculos.Essa sub-habilidade deverá ser bem exercitada na escola.O professor deverá exercitar as atividades em colaboração com os pais, por meio de situações simuladas.
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Tato ativo.
Os receptores térmicos na pele fornecem indicações de orientação, pela indicação dos pontos cardeais. Pela manhã, o sol (calor) incidindo na face ou nas costas do aluno.Essa atividade indica à pessoa cega que ela está se dirigindo para uma área da cidade ou da escola que está na direção leste.Indica também que ele pode estar caminhando em áreas não abrigadas, pois o sol na pele lugares ensolarados.O movimento do ar pela pele indica também a detectar se na sala de aula existe ventilador.
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Cinestesia -É a sensibilidade para perceber os movimentos musculares ou das articulações.Assim eles devem ser exercitados para detectar as inclinações ou desníveis nas superfícies por onde caminham.Cabe então aos professores e familiares desenvolverem atividades que utilizem essas características no solo e que o mesmo também possa através da repetição de subir, descer escadas , movimentos de direita, esquerda, de realizar movimentos de girar tendo o seu próprio corpo como eixo,desenvolvendo assim a memória muscular, o sentido vestibular ou também chamado labiríntico.
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A questão do olfato é um sentido de longo alcance de pode fornecer pistas para a orientação, localização de vários ambientes.Ela não pode realizar sempre os mesmos deslocamentos pelas mesmas ruas.Ela só vai aprender o mundo pela interação direta com os ambientes da escola, da residência dela bem como dos ambientes externos que freqüentar.
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As crianças de baixa visão precisam muito também da orientação e da mobilidade, por esse motivo o professor e os familiares devem estar sempre atentos para a criação de novas pistas visuais como focos luminosos, indicadores de corredor, de janelas e portas abertas, cantina etc. Sendo que estas indicações devem ser escritas com letras grandes ou utilizar um sistema de som para que o aluno com essa deficiência possa sentir-se seguro para passar de um nível cognitivo para outro mais elevado.
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Concluímos que todos devem colaborar no ambiente escolar, para tornar o processo de aprendizagem desses alunos o mais prazeroso possível para aliviar os impactos que deficiência provoca na criança, no adolescente e também no adulto.

2 comentários:

Bruna Diniz disse...

;DD ' beeem Legal esse site

Ameiiiii (L) '

Bruna Diniz disse...

*-*'