domingo, 1 de abril de 2007

DIFICULDADES DOS DEFICIENTES VISUAIS NO USO DO COMPUTADOR



Estudar, fazer compras, ter acesso a prédios públicos, exercer uma atividade profissional... Para os que andam, enxergam e ouvem, tudo isso pode parecer rotina. Mas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 10% da população brasileira é portadora de algum tipo de deficiência , o que transforma a vida em um enorme desafio.
Dados revelam (Censo 2000), que o Brasil possui 24,6 milhões de cidadãos com deficiência, ou seja, 14,5% da população brasileira. Desses, 14 milhões portam algum tipo de problema visual e 160 mil são cegos. Uma preocupação dos governantes é a de incluir na vida econômica e social as pessoas com necessidades especiais, fornecendo soluções para que se integrem. Estamos falando de acessibilidade.
O maior problema enfrentado por deficientes visuais ao usar computadores são as dificuldades em obter informações apresentadas visualmente, ou seja, identificar informações disponíveis na tela. e a navegação por meio do teclado.

Assim como na vida real - em que a inadequação das cidades é um transtorno para os deficientes -, no mundo virtual também são necessários ajustes. Muitas páginas, bonitas e funcionais para quem pode enxergar, precisam de adaptações para se adequar aos cegos. De nada adianta, por exemplo, páginas coalhadas de desenhos se os ícones não forem acompanhados de palavras que possam ser decodificadas. Têm de estar escritas letra por letra para que possam ser lidas pelo programa que as transforma em som.
Mesmo diante dos problemas e dificuldades ainda enfrentados pelos portadores de deficiência visual, felizmente está havendo um movimento, quase que mundial, no sentido de prover formas de apresentação que são mais acessíveis, mas é claro que isso tudo vai acontecendo paulatinamente. Há pouco tempo atrás, a pessoa não tinha acesso a nada e de repente tem acesso a um mundo de coisas.
A tecnologia torna um indivíduo cego muito mais habilitado a tarefas antes impossíveis.
Para a pessoa cega, a comunicação pela Internet é especialmente importante por duas razões: a eliminação da necessidade da locomoção, que é normalmente um entrave para o cego, e o fato de que do outro lado da Internet, ninguém precisa realmente saber se o parceiro é ou não cego. Assim, pelo menos numa comunicação inicial, a pessoa cega é vista como uma pessoa não deficiente pelo parceiro.

Acessibilidade na internet ou acessibilidade na web significa permitir o acesso de todos à rede mundial de computadores independente do tipo de usuário. É tornar as ferramentas eletrônicas acessíveis a um maior número de usuários, inclusive pessoas com deficiências.

4 comentários:

helena fluf :* disse...

Achei muito interessante , concordo com você , devemos todos (sem excessão) ter acesso as informações não só dos livros , mas da internet também . beijos.

Ederlan Fim Dias disse...

Muito bom comentário sobre essa dificuldade!

Visando nesse assunto, estou eu desenvolvendo uma software, que é um navegador adaptado às pessoas com necessiades educativas especias. Sendo elas, suardas, mudas, cegas,... e por ai vai. É um projeto meu, particular e de forma totalmente gratuita, não quero ganhar nada por isso.

Para realializa-lo preciso de uma ajuda, como eu não conheço ne nunhum caso, e não convivo com essas pessoas, peço que ajude-me dando dicas, me envinado material que eu pudesse melhor adpatar o programa a diferentes necessidades,

se for do seu agradado me ajudar, me envie essas informações e dados (qualquer coisa que eu possa usar na adaptação, como carateriscas, fotos,...) pera o meu email

ederlan.dias@hotmail.com

Obrigado pela atenção!

Unknown disse...

boom eu achei este comentario muito legal pois oque está escrito neste texto ajente ve como é dificio a vida de un cego .
Mais por ai a jente ve que a vida não facio pra jente sen deficiencia visual imagine pras pessoa que ten deficiencia visual pessoas que não andam pessoas que são mudas e etc...
eu achei este texto muito interessante muito mesmo .
Por isto vol pegar ele para faser un trabalho .
isto é super legal .
:)

Unknown disse...

achei muito interesante o site acho que os segos ou os defisientes deven entrar no site tambem beijos